>[14.abr.08] Patentes - Programa do USPTO para redução de pendências e melhoraria de qualidade
Fonte: USPTO [Adaptado]

O Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) anunciou, para 28.abr.2008, o início do programa piloto de seis meses que permitirá ao depositante obter uma entrevista com o examinador antes da primeira ação oficial do Escritório de Patentes sobre o mérito do depósito. O programa piloto acelerará a prossecução do pedido de patente por meio de maior interação entre o depositante e o examinador, provendo ao depositante a oportunidade de pessoalmente resolver questões de patenteabilidade com o examinador no início do exame.

Atualmente, um depositante pode pedir uma entrevista antes da primeira ação oficial. A concessão da entrevista, todavia, depende da discricionariedade do examinador que ainda não tenha revisto o caso, e o depositante pode ser chamado para identificar documentos relevantes e explicar como a invenção é patenteável com base nesses documentos.

Sob o programa piloto, o examinador conduzirá uma pesquisa sobre o estado da técnica e proverá ao depositante um comunicado prévio à entrevista, no qual são resumidas as principais objeções ou rejeições contra as reivindicações. Dentro de 30 dias da emissão do comunicado pré-entrevista, o depositante pode optar por não requerer uma entrevista, ou agendá-la com o examinador e submeter emendas e/ou observações.

Esse projeto piloto é limitado atualmente a duas áreas tecnológicas a fim de viabilizar o USPTO de aferir o sucesso do projeto: depósitos classificados na classe 709 (computadores elétricos e sistemas de processamento digital: transferência de dados multi-computacional) e depósitos na classe 707 (processamento de dados: gerenciamento de arquivos e base de dados ou estruturas de dados).

< Voltar