>[17.dez.08] Marcas – Tratado de Singapura de Marcas entra em Vigência em 2009
Fonte: OMPI [Adaptada]

Um novo tratado internacional estabelecendo padrões para os procedimentos de registro de marca entrará em vigor em 2009 em decorrência da ratificação pela Austrália em 16.dez.2008. Esta é a décima ratificação do Tratado de Singapura Sobre a Lei de Marcas (“o Tratado de Singapura”) e permitirá que o tratado entre em vigência em 16.mar.2009.

O Diretor Geral da OMPI, Francis Gurry, deu boas vindas a este progresso dizendo que o anúncio da entrada em vigência do Tratado de Singapura é uma boa notícia para os donos de marcas ao redor do mundo, pois abre as portas para a indústria de produtos com marca registrarem e administrarem de direitos de marca de maneira eficaz e de acordo com a relação custo-benefício.

O Tratado padroniza aspectos processuais de registro e licenciamento de marcas e permite que titulares e autoridades nacionais de marca tirem proveito dos benefícios da utilização de tecnologias de comunicação modernas para processar e administrar os crescentes direitos de marca. Ao estabelecer procedimentos comuns para aspectos de registro e licenciamento de marcas, o Tratado ajuda a criar um campo nivelado para todos os operadores econômicos que investem em produtos com marca.

O Tratado cria, ainda, uma estrutura reguladora dinâmica com um mecanismo integrado de revisão que ajudará a garantir a manutenção da harmonização da estrutura legal internacional com os interesses práticos dos donos de marcas assim como com as necessidades dos países em desenvolvimento.

< Voltar